DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)

Mensagem por Luiz em Dom Abr 09, 2017 6:16 pm

Rosilene Carvalho Gadi escreveu:Segundo o autor Philippe , a escola é uma instituição interligadas com a família, onde todos convivem naturalmente com suas diversidades  sociais, abrangendo um leque de conhecimentos  para um futuro propicio, isso torna um espaço de reflexão sobre a pratica em um contexto determinado.Hoje em dia as disciplinas são interligadas,uma importância  na formação do ser humano  socialmente, interpessoal por isso não separo as suas  influencias no nosso dia a dia. A leitura de mundo,participação, interação,raciocínio,convivência tudo isso envolve em um crescimento educacional
a misao da escola é desenvolver as pessoas,isto requer equilíbrio emocional por parte dos educadores.

Luiz

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)

Mensagem por Luiz em Dom Abr 09, 2017 6:22 pm

Rute Maria Rosa escreveu:Para se obter um entrelaçamento das dimensões social, interpessoal e pessoal é necessário que o aluno entenda o que é e qual a importância dessa interação social. Primeiro, as interações sociais exigem um bom relacionamento interpessoal e respeito as normas que as regulam. E a escola é um local ideal para que isso seja trabalhado.
Desde sempre a convivência humana é difícil e cheia de conflitos. Se trabalharmos na aceitação das diferenças que são expostas, ocorrerá uma boa comunicação, dando oportunidade para as pessoas falarem o que pensam e aceitarem também o seu feedback, dessa forma construiremos um relacionamento interpessoal prazeroso, proporcionando um local interativo de trocas de experiências e crescimentos.
Entendo que a competência interpessoal é uma habilidade, logo podemos desenvolver isso em sala de aula, através da compreensão do meio em que o indivíduo vive, tendo empatia pelas demais pessoas à sua volta. Quando trabalho a ideia de compartilhar os desejos e os ideais mesmo que sejam tão diferentes um dos outros, acredito que nesse momento se cria essa percepção de si e do outro.
Quando um aluno se sente a vontade em participar da aula expondo suas ideias, peço para que os demais estejam atentos e se possível parem o que estejam fazendo para dar total atenção àquela situação, pois incentivo os demais a serem compreensivos, avaliando de forma inteligente as necessidades dos outros. Existem também os trabalhos feitos em grupos, onde o aluno percebe que há uma necessidade de um bom relacionamento pessoal e que a sua participação será de suma importância não só para a conquista da nota, mas para que as suas ideias sejam exposta e compartilhadas naquele trabalho.
A interaçao social interpessoal, é um processo que se desenvolve em todas as disciplinas,a importância é dada quando a disciplina é significativa.

Luiz

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)

Mensagem por Luiz em Dom Abr 09, 2017 6:32 pm

graziella Braz Cardone escreveu:Em minhas aulas procuro fazer com que cada aluno se perceba como parte integrante do mundo e veja seus colegas assim também.
Trabalho de forma que todos percebam que o ser humano vive em sociedade e nela temos direitos e deveres que devem ser conhecidos e respeitados.  
A escola em que vivemos, no que diz respeito à singularidade do sujeito, tem sistematicamente desconsiderado a afetividade como elemento essencial na formaçao do aluno,esse espaço geográfico é também dialético.

Luiz

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)

Mensagem por Luiz em Dom Abr 09, 2017 6:36 pm

Rita Barros escreveu:Não podemos esquecer que durante muito tempo o trabalho de um bom professor era o ensino e transmissão de conhecimentos. Hoje, nos deparamos com novas situações e precisamos redimensionar e redirecionar o nosso trabalho diante desse papel que adquire dimensões pessoais, relacionais, interpessoais. Como ajustar a prática docente diante de todo esse cotidiano escolar, competir com as novas tecnologias? Creio que na minha área de conhecimento o caráter prático reflexivo é um elemento motivador e desafiador para os alunos. Essa dimensão prática e teórica tem sido de suma importância para enfrentar dilemas dentro do âmbito escolar e na sociedade. Refletir, propor ao aluno repensar o meio em que vive, questionar valores estabelecidos por seu meio social têm sido propostos durante as aulas. É importante que se compreenda que a escola está inserida na sociedade e não é um mundo a parte. E que os alunos sintam-se atores nesse cenário escolar.
O grande desafio da escola Aprendente é exatamente ter esta visao dialética.

Luiz

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)

Mensagem por Luiz em Dom Abr 09, 2017 6:39 pm

Vera escreveu:O fazer e o compreender hoje em sala de aula é o exercício de pensar e discutir o ensino e a aprendizagem, para desenvolver a prática pedagógica. Na qual seria melhor desenvolvida com professores que estivessem sempre se atualizando, dessa maneira o fazer pensar no cotidiano teria maiores dimensões dentro de um programa de formação continuada, isto já acontece em algumas Universidades. Podendo assim dentro e fora da sala de aula, desenvolver o desafio do diálogo e criar métodos, sempre com meios para realizar uma relação dentro de ritos proveitosos onde a troca possa ser uma norma. Como exemplo tomando arte como um elemento integrador e fomentador da reflexão da transformação, sito a obra de Picasso, em Guernica como linguagem, onde ele expressa sua compreensão do mundo através das formas pictográficas. Uma pintura não é pensada e decidida, sofre mudanças dentro de sua criação, esse processo é semelhante na educação, para nós a educação é um constante construir, destruir, reconstruir, assim temos que viver em busca da melhor maneira de transformar o aluno num indivíduo competente para exercer suas funções na vida de forma responsável e crítica, dentro da sociedade da qual ele vive.
Mas é no pensar e repensar, agir e reagir que o ensino avança, o professor também.

Luiz

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)

Mensagem por Luiz em Dom Abr 09, 2017 6:43 pm

Luciano Veiga escreveu:Bem, todos nós temos nossas experiências pessoais ao longo da vida, cada aluno traz a sua. Sucede que vivemos em coletividade sujeitos a normas e leis que nos balizam. Cada sociedade com sua cultura própria estabelece as regras de convívio, as relações interpessoais vão permitir essa interatividade com os agentes desta sociedade e é essa lógica que treino em minhas aulas.
Como trabalhar isto no espaço geográfico? Dialeticamente é dinâmico e transformador?

Luiz

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O papel do porfessor

Mensagem por Luiz em Dom Abr 09, 2017 6:48 pm

Selmolaine de Mattos escreveu:Numa abordagem de ensino comportamental, a escola é considerada uma agência educacional que deverá adotar forma peculiar de controle, de acordo com os comportamentos que pretende instalar e manter. No entanto, cabe a ela, manter, conservar e em parte modificar os padrões de comportamento aceitos como úteis e desejáveis para uma sociedade, considerando-se um determinado contexto cultural. A escola atende, portanto, aos objetivos de caráter social, à medida que atende aos objetivos daqueles que confere poder. Numa abordagem de ensino tradicional, a escola é lugar por excelência onde se realiza a educação, a qual se restringe, em sua maior parte, a um processo e transmissão de informações em sala de aula e funciona como uma agência sistematizadora de uma cultura complexa. Nessa abordagem, a escola não é considerada como a vida, mas, sim, como fazendo parte dela. O professor, por sua vez, será o mediador entre o aluno e os modelos. Numa abordagem humanista, a escola será um ambiente que respeita o aluno tal qual é, e oferece condições para que ele possa desenvolver-se em seu processo de vir a ser. É uma escola que oferece condições que possibilitem a autonomia do educando. Numa abordagem sócio-cultural, a educação assume caráter amplo, não restrito a escola em si e nem a um processo educacional formal. Caso a escola seja considerada, deve ser ela um local onde seja possível o crescimento mútuo, do professor e dos alunos, no processo de conscientização, o que implica uma escola diferente da que se tem atualmente, com seus currículos e prioridades. Ao considerar a intencionalidade de toda ação educativa exercida por professores em situações planejadas de ensino-aprendizagem, bem como a multidimensionalidade do fenômeno educacional é: o que fundamenta a ação docente?
Qual seria o papel do educador nesta dialética social ? ele nao é um agente de transformaçao social?

Luiz

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum