Ary Garcia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)

+21
VITOR GALVÃO
Leandro Sampaio
LUIZ CARLOS N. DE SANTANA
claudio fornos de lima
Lucimar
Francisco Carlos Pereira
Bidinho
MARIA JOSÉ
Selmolaine de Mattos
Luciano Veiga
Rosana
Jadiane
Gláucia Dias
Vera
Rita Barros
MARIA ALICE PEREZ RUSSO
Lucélia Ferreira
graziella Braz Cardone
Rute Maria Rosa
Rosilene Carvalho Gadi
Edileyne Rocha
25 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04) - Página 2 Empty Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)

Mensagem por Luiz Dom Abr 09, 2017 6:16 pm

Rosilene Carvalho Gadi escreveu:Segundo o autor Philippe , a escola é uma instituição interligadas com a família, onde todos convivem naturalmente com suas diversidades  sociais, abrangendo um leque de conhecimentos  para um futuro propicio, isso torna um espaço de reflexão sobre a pratica em um contexto determinado.Hoje em dia as disciplinas são interligadas,uma importância  na formação do ser humano  socialmente, interpessoal por isso não separo as suas  influencias no nosso dia a dia. A leitura de mundo,participação, interação,raciocínio,convivência tudo isso envolve em um crescimento educacional
a misao da escola é desenvolver as pessoas,isto requer equilíbrio emocional por parte dos educadores.

Luiz

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04) - Página 2 Empty Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)

Mensagem por Luiz Dom Abr 09, 2017 6:22 pm

Rute Maria Rosa escreveu:Para se obter um entrelaçamento das dimensões social, interpessoal e pessoal é necessário que o aluno entenda o que é e qual a importância dessa interação social. Primeiro, as interações sociais exigem um bom relacionamento interpessoal e respeito as normas que as regulam. E a escola é um local ideal para que isso seja trabalhado.
Desde sempre a convivência humana é difícil e cheia de conflitos. Se trabalharmos na aceitação das diferenças que são expostas, ocorrerá uma boa comunicação, dando oportunidade para as pessoas falarem o que pensam e aceitarem também o seu feedback, dessa forma construiremos um relacionamento interpessoal prazeroso, proporcionando um local interativo de trocas de experiências e crescimentos.
Entendo que a competência interpessoal é uma habilidade, logo podemos desenvolver isso em sala de aula, através da compreensão do meio em que o indivíduo vive, tendo empatia pelas demais pessoas à sua volta. Quando trabalho a ideia de compartilhar os desejos e os ideais mesmo que sejam tão diferentes um dos outros, acredito que nesse momento se cria essa percepção de si e do outro.
Quando um aluno se sente a vontade em participar da aula expondo suas ideias, peço para que os demais estejam atentos e se possível parem o que estejam fazendo para dar total atenção àquela situação, pois incentivo os demais a serem compreensivos, avaliando de forma inteligente as necessidades dos outros. Existem também os trabalhos feitos em grupos, onde o aluno percebe que há uma necessidade de um bom relacionamento pessoal e que a sua participação será de suma importância não só para a conquista da nota, mas para que as suas ideias sejam exposta e compartilhadas naquele trabalho.
A interaçao social interpessoal, é um processo que se desenvolve em todas as disciplinas,a importância é dada quando a disciplina é significativa.

Luiz

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04) - Página 2 Empty Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)

Mensagem por Luiz Dom Abr 09, 2017 6:32 pm

graziella Braz Cardone escreveu:Em minhas aulas procuro fazer com que cada aluno se perceba como parte integrante do mundo e veja seus colegas assim também.
Trabalho de forma que todos percebam que o ser humano vive em sociedade e nela temos direitos e deveres que devem ser conhecidos e respeitados.  
A escola em que vivemos, no que diz respeito à singularidade do sujeito, tem sistematicamente desconsiderado a afetividade como elemento essencial na formaçao do aluno,esse espaço geográfico é também dialético.

Luiz

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04) - Página 2 Empty Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)

Mensagem por Luiz Dom Abr 09, 2017 6:36 pm

Rita Barros escreveu:Não podemos esquecer que durante muito tempo o trabalho de um bom professor era o ensino e transmissão de conhecimentos. Hoje, nos deparamos com novas situações e precisamos redimensionar e redirecionar o nosso trabalho diante desse papel que adquire dimensões pessoais, relacionais, interpessoais. Como ajustar a prática docente diante de todo esse cotidiano escolar, competir com as novas tecnologias? Creio que na minha área de conhecimento o caráter prático reflexivo é um elemento motivador e desafiador para os alunos. Essa dimensão prática e teórica tem sido de suma importância para enfrentar dilemas dentro do âmbito escolar e na sociedade. Refletir, propor ao aluno repensar o meio em que vive, questionar valores estabelecidos por seu meio social têm sido propostos durante as aulas. É importante que se compreenda que a escola está inserida na sociedade e não é um mundo a parte. E que os alunos sintam-se atores nesse cenário escolar.
O grande desafio da escola Aprendente é exatamente ter esta visao dialética.

Luiz

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04) - Página 2 Empty Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)

Mensagem por Luiz Dom Abr 09, 2017 6:39 pm

Vera escreveu:O fazer e o compreender hoje em sala de aula é o exercício de pensar e discutir o ensino e a aprendizagem, para desenvolver a prática pedagógica. Na qual seria melhor desenvolvida com professores que estivessem sempre se atualizando, dessa maneira o fazer pensar no cotidiano teria maiores dimensões dentro de um programa de formação continuada, isto já acontece em algumas Universidades. Podendo assim dentro e fora da sala de aula, desenvolver o desafio do diálogo e criar métodos, sempre com meios para realizar uma relação dentro de ritos proveitosos onde a troca possa ser uma norma. Como exemplo tomando arte como um elemento integrador e fomentador da reflexão da transformação, sito a obra de Picasso, em Guernica como linguagem, onde ele expressa sua compreensão do mundo através das formas pictográficas. Uma pintura não é pensada e decidida, sofre mudanças dentro de sua criação, esse processo é semelhante na educação, para nós a educação é um constante construir, destruir, reconstruir, assim temos que viver em busca da melhor maneira de transformar o aluno num indivíduo competente para exercer suas funções na vida de forma responsável e crítica, dentro da sociedade da qual ele vive.
Mas é no pensar e repensar, agir e reagir que o ensino avança, o professor também.

Luiz

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04) - Página 2 Empty Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)

Mensagem por Luiz Dom Abr 09, 2017 6:43 pm

Luciano Veiga escreveu:Bem, todos nós temos nossas experiências pessoais ao longo da vida, cada aluno traz a sua. Sucede que vivemos em coletividade sujeitos a normas e leis que nos balizam. Cada sociedade com sua cultura própria estabelece as regras de convívio, as relações interpessoais vão permitir essa interatividade com os agentes desta sociedade e é essa lógica que treino em minhas aulas.
Como trabalhar isto no espaço geográfico? Dialeticamente é dinâmico e transformador?

Luiz

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04) - Página 2 Empty O papel do porfessor

Mensagem por Luiz Dom Abr 09, 2017 6:48 pm

Selmolaine de Mattos escreveu:Numa abordagem de ensino comportamental, a escola é considerada uma agência educacional que deverá adotar forma peculiar de controle, de acordo com os comportamentos que pretende instalar e manter. No entanto, cabe a ela, manter, conservar e em parte modificar os padrões de comportamento aceitos como úteis e desejáveis para uma sociedade, considerando-se um determinado contexto cultural. A escola atende, portanto, aos objetivos de caráter social, à medida que atende aos objetivos daqueles que confere poder. Numa abordagem de ensino tradicional, a escola é lugar por excelência onde se realiza a educação, a qual se restringe, em sua maior parte, a um processo e transmissão de informações em sala de aula e funciona como uma agência sistematizadora de uma cultura complexa. Nessa abordagem, a escola não é considerada como a vida, mas, sim, como fazendo parte dela. O professor, por sua vez, será o mediador entre o aluno e os modelos. Numa abordagem humanista, a escola será um ambiente que respeita o aluno tal qual é, e oferece condições para que ele possa desenvolver-se em seu processo de vir a ser. É uma escola que oferece condições que possibilitem a autonomia do educando. Numa abordagem sócio-cultural, a educação assume caráter amplo, não restrito a escola em si e nem a um processo educacional formal. Caso a escola seja considerada, deve ser ela um local onde seja possível o crescimento mútuo, do professor e dos alunos, no processo de conscientização, o que implica uma escola diferente da que se tem atualmente, com seus currículos e prioridades. Ao considerar a intencionalidade de toda ação educativa exercida por professores em situações planejadas de ensino-aprendizagem, bem como a multidimensionalidade do fenômeno educacional é: o que fundamenta a ação docente?
Qual seria o papel do educador nesta dialética social ? ele nao é um agente de transformaçao social?

Luiz

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04) - Página 2 Empty Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos