DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
+21
VITOR GALVÃO
Leandro Sampaio
LUIZ CARLOS N. DE SANTANA
claudio fornos de lima
Lucimar
Francisco Carlos Pereira
Bidinho
MARIA JOSÉ
Selmolaine de Mattos
Luciano Veiga
Rosana
Jadiane
Gláucia Dias
Vera
Rita Barros
MARIA ALICE PEREZ RUSSO
Lucélia Ferreira
graziella Braz Cardone
Rute Maria Rosa
Rosilene Carvalho Gadi
Edileyne Rocha
25 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
Na sua disciplina, de que forma você faz o entrelaçamento entre as dimensões social, interpessoal e pessoal?
Última edição por Edileyne Rocha em Qui Abr 06, 2017 12:09 pm, editado 1 vez(es)
O cotidiano da escola e sala de
Segundo o autor Philippe , a escola é uma instituição interligadas com a família, onde todos convivem naturalmente com suas diversidades sociais, abrangendo um leque de conhecimentos para um futuro propicio, isso torna um espaço de reflexão sobre a pratica em um contexto determinado.Hoje em dia as disciplinas são interligadas,uma importância na formação do ser humano socialmente, interpessoal por isso não separo as suas influencias no nosso dia a dia. A leitura de mundo,participação, interação,raciocínio,convivência tudo isso envolve em um crescimento educacional
Rosilene Carvalho Gadi- Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/04/2017
Idade : 57
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
Para se obter um entrelaçamento das dimensões social, interpessoal e pessoal é necessário que o aluno entenda o que é e qual a importância dessa interação social. Primeiro, as interações sociais exigem um bom relacionamento interpessoal e respeito as normas que as regulam. E a escola é um local ideal para que isso seja trabalhado.
Desde sempre a convivência humana é difícil e cheia de conflitos. Se trabalharmos na aceitação das diferenças que são expostas, ocorrerá uma boa comunicação, dando oportunidade para as pessoas falarem o que pensam e aceitarem também o seu feedback, dessa forma construiremos um relacionamento interpessoal prazeroso, proporcionando um local interativo de trocas de experiências e crescimentos.
Entendo que a competência interpessoal é uma habilidade, logo podemos desenvolver isso em sala de aula, através da compreensão do meio em que o indivíduo vive, tendo empatia pelas demais pessoas à sua volta. Quando trabalho a ideia de compartilhar os desejos e os ideais mesmo que sejam tão diferentes um dos outros, acredito que nesse momento se cria essa percepção de si e do outro.
Quando um aluno se sente a vontade em participar da aula expondo suas ideias, peço para que os demais estejam atentos e se possível parem o que estejam fazendo para dar total atenção àquela situação, pois incentivo os demais a serem compreensivos, avaliando de forma inteligente as necessidades dos outros. Existem também os trabalhos feitos em grupos, onde o aluno percebe que há uma necessidade de um bom relacionamento pessoal e que a sua participação será de suma importância não só para a conquista da nota, mas para que as suas ideias sejam exposta e compartilhadas naquele trabalho.
Desde sempre a convivência humana é difícil e cheia de conflitos. Se trabalharmos na aceitação das diferenças que são expostas, ocorrerá uma boa comunicação, dando oportunidade para as pessoas falarem o que pensam e aceitarem também o seu feedback, dessa forma construiremos um relacionamento interpessoal prazeroso, proporcionando um local interativo de trocas de experiências e crescimentos.
Entendo que a competência interpessoal é uma habilidade, logo podemos desenvolver isso em sala de aula, através da compreensão do meio em que o indivíduo vive, tendo empatia pelas demais pessoas à sua volta. Quando trabalho a ideia de compartilhar os desejos e os ideais mesmo que sejam tão diferentes um dos outros, acredito que nesse momento se cria essa percepção de si e do outro.
Quando um aluno se sente a vontade em participar da aula expondo suas ideias, peço para que os demais estejam atentos e se possível parem o que estejam fazendo para dar total atenção àquela situação, pois incentivo os demais a serem compreensivos, avaliando de forma inteligente as necessidades dos outros. Existem também os trabalhos feitos em grupos, onde o aluno percebe que há uma necessidade de um bom relacionamento pessoal e que a sua participação será de suma importância não só para a conquista da nota, mas para que as suas ideias sejam exposta e compartilhadas naquele trabalho.
Rute Maria Rosa- Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/03/2017
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
Em minhas aulas procuro fazer com que cada aluno se perceba como parte integrante do mundo e veja seus colegas assim também.
Trabalho de forma que todos percebam que o ser humano vive em sociedade e nela temos direitos e deveres que devem ser conhecidos e respeitados.
Trabalho de forma que todos percebam que o ser humano vive em sociedade e nela temos direitos e deveres que devem ser conhecidos e respeitados.
graziella Braz Cardone- Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/03/2017
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
O entrelaçamento dessas dimensões ocorre através do nosso dia a dia escolar, essas relações estão ligadas em diversas situações, ou seja, relacionamento com o aluno, grupos de alunos, professores, funcionários da escola e pais de alunos. Dentro dessas relações, encontramos critérios para melhor convivermos com as diferenças. Para isso é necessário compreender que estas relações entram em um processo de ensino-aprendizagem. Na Língua Brasileira de Sinais trabalho esses conflitos para que o aluno surdo entenda as regras, limites, valores e hierarquia para que saibam interagir e que tenha habilidades para construção das relações.
Lucélia Ferreira- Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/03/2017
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
Todas as relações dentro da escola são refletidas diretamente no rendimento do
profissional. Por isso, procuro ter boas relações com o grupo de trabalho, com a direção, funcionários e com os alunos que é fundamental para que meu trabalho seja completo e para que o ato de ensinar seja prazeroso. Se alguma dessas relações não estiver equilibrada, faltará motivação e o trabalho ficará prejudicado.
Trabalho as atividades com grupos heterogêneos, estimulando a troca de experiências. A confrontação dessas experiências, promove a interação, desenvolve a imaginação e aguça a curiosidade.
profissional. Por isso, procuro ter boas relações com o grupo de trabalho, com a direção, funcionários e com os alunos que é fundamental para que meu trabalho seja completo e para que o ato de ensinar seja prazeroso. Se alguma dessas relações não estiver equilibrada, faltará motivação e o trabalho ficará prejudicado.
Trabalho as atividades com grupos heterogêneos, estimulando a troca de experiências. A confrontação dessas experiências, promove a interação, desenvolve a imaginação e aguça a curiosidade.
MARIA ALICE PEREZ RUSSO- Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/03/2017
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
Não podemos esquecer que durante muito tempo o trabalho de um bom professor era o ensino e transmissão de conhecimentos. Hoje, nos deparamos com novas situações e precisamos redimensionar e redirecionar o nosso trabalho diante desse papel que adquire dimensões pessoais, relacionais, interpessoais. Como ajustar a prática docente diante de todo esse cotidiano escolar, competir com as novas tecnologias? Creio que na minha área de conhecimento o caráter prático reflexivo é um elemento motivador e desafiador para os alunos. Essa dimensão prática e teórica tem sido de suma importância para enfrentar dilemas dentro do âmbito escolar e na sociedade. Refletir, propor ao aluno repensar o meio em que vive, questionar valores estabelecidos por seu meio social têm sido propostos durante as aulas. É importante que se compreenda que a escola está inserida na sociedade e não é um mundo a parte. E que os alunos sintam-se atores nesse cenário escolar.
Rita Barros- Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/03/2017
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
O fazer e o compreender hoje em sala de aula é o exercício de pensar e discutir o ensino e a aprendizagem, para desenvolver a prática pedagógica. Na qual seria melhor desenvolvida com professores que estivessem sempre se atualizando, dessa maneira o fazer pensar no cotidiano teria maiores dimensões dentro de um programa de formação continuada, isto já acontece em algumas Universidades. Podendo assim dentro e fora da sala de aula, desenvolver o desafio do diálogo e criar métodos, sempre com meios para realizar uma relação dentro de ritos proveitosos onde a troca possa ser uma norma. Como exemplo tomando arte como um elemento integrador e fomentador da reflexão da transformação, sito a obra de Picasso, em Guernica como linguagem, onde ele expressa sua compreensão do mundo através das formas pictográficas. Uma pintura não é pensada e decidida, sofre mudanças dentro de sua criação, esse processo é semelhante na educação, para nós a educação é um constante construir, destruir, reconstruir, assim temos que viver em busca da melhor maneira de transformar o aluno num indivíduo competente para exercer suas funções na vida de forma responsável e crítica, dentro da sociedade da qual ele vive.
Vera- Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/03/2017
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
Na sala de aula, somos expostos a diferentes cenários, que nos exigem comportamento e habilidades especifica para lidar com alunos de diferentes personalidades.
Em minhas aulas é muito importante estabelecer boas relações com os alunos, seria um primeiro passo para um bom ambiente de trabalho. Para que as minhas aulas sejam produtivas e interessantes, meus alunos precisam se sentir a vontade e confiar em mim. Considero que a relação professor/aluno positiva, sendo também fundamental para o processo de aprendizagem.
Em minhas aulas é muito importante estabelecer boas relações com os alunos, seria um primeiro passo para um bom ambiente de trabalho. Para que as minhas aulas sejam produtivas e interessantes, meus alunos precisam se sentir a vontade e confiar em mim. Considero que a relação professor/aluno positiva, sendo também fundamental para o processo de aprendizagem.
Gláucia Dias- Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/03/2017
Idade : 55
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
Essas dimensões não são trabalhadas de forma isoladas, mas sim de forma coletiva. Por isso a interdisciplinaridade é tão importante e necessária. Na minha disciplina, procuro promover a discussão e reflexão das mesmas, acredito que nas demais também. As três dimensões estão interligadas, sendo de suma importância para a formação de cada indivíduo. Nelas são desenvolvidas competências, na qual é preciso ter responsabilidade. Além disso, procuro interligá-las para que os meus alunos as pratiquem no seu dia-a-dia.
Jadiane- Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/03/2017
Idade : 34
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
De acordo com Meirieu, a escola é vista de forma diferente como antigamente.
Diz sobre a postura do aluno, que pretende fazer do ambiente escolar a extensão da sua casa, vendo os colegas e professores como parentes, necessários para a convivência tal como seus familiares.
Acredita-se que a escola é o lugar da educação secular. É evidente que dentro deste âmbito há troca de relações interpessoais de forma estabelecida por regras de convivência com respeito mútuo, solidariedade, disciplina, para que se estabeleçam vínculos de professor aluno – aluno professor.
Entretanto, é notória a quantidade de alunos que chegam à escola sem a educação básica e o professor é obrigado a ser o orientador desta educação, pois infelizmente muitos pais acreditam que é competência do professor educar os filhos deles.
O ponto positivo ressalta a crescente mudança de postura de alguns pais para a orientação adequada.
A vivência em comunidade requer a constante pesquisa interna para verificação do que cada indivíduo precisa melhorar.
Rosana- Mensagens : 5
Data de inscrição : 31/03/2017
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
Bem, todos nós temos nossas experiências pessoais ao longo da vida, cada aluno traz a sua. Sucede que vivemos em coletividade sujeitos a normas e leis que nos balizam. Cada sociedade com sua cultura própria estabelece as regras de convívio, as relações interpessoais vão permitir essa interatividade com os agentes desta sociedade e é essa lógica que treino em minhas aulas.
Luciano Veiga- Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/03/2017
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
Numa abordagem de ensino comportamental, a escola é considerada uma agência educacional que deverá adotar forma peculiar de controle, de acordo com os comportamentos que pretende instalar e manter. No entanto, cabe a ela, manter, conservar e em parte modificar os padrões de comportamento aceitos como úteis e desejáveis para uma sociedade, considerando-se um determinado contexto cultural. A escola atende, portanto, aos objetivos de caráter social, à medida que atende aos objetivos daqueles que confere poder. Numa abordagem de ensino tradicional, a escola é lugar por excelência onde se realiza a educação, a qual se restringe, em sua maior parte, a um processo e transmissão de informações em sala de aula e funciona como uma agência sistematizadora de uma cultura complexa. Nessa abordagem, a escola não é considerada como a vida, mas, sim, como fazendo parte dela. O professor, por sua vez, será o mediador entre o aluno e os modelos. Numa abordagem humanista, a escola será um ambiente que respeita o aluno tal qual é, e oferece condições para que ele possa desenvolver-se em seu processo de vir a ser. É uma escola que oferece condições que possibilitem a autonomia do educando. Numa abordagem sócio-cultural, a educação assume caráter amplo, não restrito a escola em si e nem a um processo educacional formal. Caso a escola seja considerada, deve ser ela um local onde seja possível o crescimento mútuo, do professor e dos alunos, no processo de conscientização, o que implica uma escola diferente da que se tem atualmente, com seus currículos e prioridades. Ao considerar a intencionalidade de toda ação educativa exercida por professores em situações planejadas de ensino-aprendizagem, bem como a multidimensionalidade do fenômeno educacional é: o que fundamenta a ação docente?
Selmolaine de Mattos- Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/03/2017
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
Na minha disciplina procuro fazer o entrelaçamento entre as dimensões social, interpessoal e social, usando como estratégias atividades e diversos gêneros literários que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades que permitam ao aluno adquirir uma formação pessoal e social, compreendendo a sua importância como alguém que também é responsável pelo processo ensino aprendizagem, levando-o a participar de forma crítica na construção do mundo.
MARIA JOSÉ- Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/03/2017
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
Na minha disciplina procuro fazer o entrelaçamento entre as dimensões social, interpessoal e social, usando como estratégias atividades e diversos gêneros literários que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades que permitam ao aluno adquirir uma formação pessoal e social, compreendendo a sua importância como alguém que também é responsável pelo processo ensino aprendizagem, levando-o a participar de forma crítica na construção do mundo.
MARIA JOSÉ- Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/03/2017
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
No século XXI no Brasil, a educação, sempre enfrentou desafios novos e com isso, temos que ter novas perspectivas interpessoais. O profissional da educação tem a sua frente, árdua tarefa de competir com as novas tecnologias, que invadem nossas escolas. Portanto, temos que acompanhar esses novos avanços tecnológicos, sem perder o foco da importância do profissional da educação .
Nunca podemos esquecer de que a estrela principal dentro da escola é o aluno, com a bagagem de conhecimento de sua família, bairro, cidade e da sociedade em que vive. Portanto, a escola é mais um espaço onde podemos adquirir o respeito dentro de nossa sociedade.
Nunca podemos esquecer de que a estrela principal dentro da escola é o aluno, com a bagagem de conhecimento de sua família, bairro, cidade e da sociedade em que vive. Portanto, a escola é mais um espaço onde podemos adquirir o respeito dentro de nossa sociedade.
Bidinho- Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/03/2017
DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
Em Geografia, o entrelaçamento entre as dimensões social, interpessoal e pessoal ocorre na medida em que o professor utiliza o bom senso e percebe em seus alunos a capacidade de transformação e crescimento cognitivo e afetivo. É claro que há fatores externos alheios a vontade professor, afetando o transcorrer de suas aulas. Independentemente disso, no dia a dia, há possibilidade de o professor construir uma relação com seus alunos, pautada em regras de convivência e no respeito mútuo. Aqui, há o entendimento de que cada qual (alunos e professor) tem o seu papel a ser desempenhado na sala de aula. Nesse sentido, é de suma importância haver a compreensão de que o ambiente escolar não é extensão da família ou de outros grupos sociais a que pertencem os alunos.
Francisco Carlos Pereira- Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/03/2017
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
No processo de conhecimento e reconhecimento das relações em sala de aula, nos temos que ter a sensibilidade de perceber o que temos, para poder assim trabalhar especificamente nosso conteúdo e fazer com que eles se percebam agentes nesse processo.É impossível o sucesso de um trabalho se não nos colocarmos no papel de aprendiz junto com cada turma que assumimos. Lógico que temos um pensamento pré-estabelecido quando iniciamos nossos aulas,porém esse tende a se modificar de acordo com a receptividade de cada turma. O trabalho de matemática em sala de aula comigo e realizado sempre buscando a realidade cotidiana nossa, onde o aluno é incentivado a perceber os números como parte importante da vida.É fundamental trabalhar a matemática aliada a outras disciplinas, de maneira real , que faça com que eles percebam que todos os conteúdos estão entrelaçados.Os alunos precisam sentir em nós professores a vontade de estar junto, transformar com eles a realidade,isso pode até soar como utopia, mas quando estes sentem que sonhamos com eles, a vontade de aprender torna-se menos "dolorosa" e vencemos a primeira barreira contra a falta de iniciativa de algumas famílias que colocam na escola toda responsabilidade da formação dos filhos!
Lucimar- Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/04/2017
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
Na escola o objetivo do Professor é transmitir, informar, ensinar, os alunos, é uma rotina dentro da escola, que normalmente se alcança, no entanto, quando situações diferentes acontecem, temos que procurar solucionar, a situação, voltando ao objetivo que é o ensino e aprendizado do aluno. A Escola funciona em função dos alunos, que possuem diversas situações que em harmonia com todos os integrantes primam pela boa conduta.
claudio fornos de lima- Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/03/2017
INTERAGINDO
"[...] é necessário que o aluno entenda o que é e qual a importância dessa interação social." Eu concordo plenamente com você, penso inclusive que a descoberta do ser pessoa humana, que interage com outras pessoas tão estimulada no jardim de infância e nas etapas iniciais de formação devam ser rememoradas como significadoras levando-os a consciência do SER no mundo.
LUIZ CARLOS N. DE SANTANA- Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/03/2017
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
Numa visão generalista, atualmente o compromisso dos professores vai além do compromisso de repassar conhecimentos que vem se acumulando na preparação dos estudantes que estão sob sua responsabilidade, com intuito de prepará-los para a vida profissional, com conhecimento do capitalismo onde estamos inseridos, em que o individualismo é absoluto.
Inserir a teoria na prática não é simples e não se apresenta de maneira satisfatória, pois há momentos que o professor se relaciona com o aluno, se colocando como o ator principal ou seja como possuidor pleno do saber e faz do aluno um mero ouvinte, transformando-os em depósitos de conceitos e procedimentos que somente foram repassados.
Aplicando-se o que foi explanado anteriormente, nas minhas práticas em sala de aula, o primeiro passo se dá pelo relacionamento interpessoal professor/aluno e aluno/aluno para que possam criar uma comunicação limpa e transparente, tornando-se as aplicações dos conceitos e dos procedimentos assimiláveis e criando atitudes positivas onde através dos erros o processo de aprendizagem aconteça mesmo que seja a curtos passos.
Inserir a teoria na prática não é simples e não se apresenta de maneira satisfatória, pois há momentos que o professor se relaciona com o aluno, se colocando como o ator principal ou seja como possuidor pleno do saber e faz do aluno um mero ouvinte, transformando-os em depósitos de conceitos e procedimentos que somente foram repassados.
Aplicando-se o que foi explanado anteriormente, nas minhas práticas em sala de aula, o primeiro passo se dá pelo relacionamento interpessoal professor/aluno e aluno/aluno para que possam criar uma comunicação limpa e transparente, tornando-se as aplicações dos conceitos e dos procedimentos assimiláveis e criando atitudes positivas onde através dos erros o processo de aprendizagem aconteça mesmo que seja a curtos passos.
Leandro Sampaio- Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/03/2017
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
Temos que ter em mente que o aluno necessita ser visto e trabalhado como um ser que está inserido em realidades diversas, portanto o mesmo, precisa aprender a respeitar o outro, no instante em que exige respeito do próximo.
Vivemos em uma sociedade onde as pessoas não estão preocupadas em compreender a realidade social, as diferenças comportamentais e o histórico de vida dos indivíduos com os quais acabam convivendo em sala de aula, conforme realidades que vivenciamos no cotidiano.
As dimensões sociais, interpessoais e pessoais são fatores que os profissionais da educação devem passar a ideia para seus alunos que se estendem as relações professor/aluno/equipe gestora/funcionários/comunidade/família. Quando um educando tem a noção da amplitude do respeito ao outro como ser humano, ele internamente modifica conceitos e valores, e exterioriza através de atitudes.
A disciplina Sociologia necessita de um olhar transformador e humanista, tanto em relação a transposição de conteúdos, deixando de lado o individualismo imposto pelo juízo de valor histórico da sociedade que vivemos, e que cada vez mais se encontra impregnado na nossa sociedade, assim como nas formas de aprender a ser e conviver com o outro.
Vivemos em uma sociedade onde as pessoas não estão preocupadas em compreender a realidade social, as diferenças comportamentais e o histórico de vida dos indivíduos com os quais acabam convivendo em sala de aula, conforme realidades que vivenciamos no cotidiano.
As dimensões sociais, interpessoais e pessoais são fatores que os profissionais da educação devem passar a ideia para seus alunos que se estendem as relações professor/aluno/equipe gestora/funcionários/comunidade/família. Quando um educando tem a noção da amplitude do respeito ao outro como ser humano, ele internamente modifica conceitos e valores, e exterioriza através de atitudes.
A disciplina Sociologia necessita de um olhar transformador e humanista, tanto em relação a transposição de conteúdos, deixando de lado o individualismo imposto pelo juízo de valor histórico da sociedade que vivemos, e que cada vez mais se encontra impregnado na nossa sociedade, assim como nas formas de aprender a ser e conviver com o outro.
VITOR GALVÃO- Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/03/2017
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
O entrelaçamento dessas dimensões, ocorre não somente pelo docente, mas o aluno também deve compreender a importância dessas interações sociais. Dominar o conteúdo por si só, não viabiliza uma prática de qualidade, hoje o trabalho do professor vai além do compromisso de ensinar o conteúdo, é preciso ajustar a prática docente ao de dimensões pessoais e sociais. Na minha diciplina, essas dimensões sao trabalhada de forma coletiva, com reflexões e são interligadas à prática e conteúdo, fazendo a diferença, na formação do indivíduo
sandra andrade- Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/03/2017
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
Na relação professor-aluno deve haver constante sintonia,o professor deve administrar conflitos,insatisfações,sentimentos de humilhações e vergonha,deve incentivar situações que gerem equilibrio emocional,trabalhando em equipe,tal situação aplica-se motivação,auto estima e principalmente a empatia,no qual essa troca de experiência atinga a resiliência.
Neli- Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/03/2017
Re: DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
Evidente que todas as disciplinas estão relacionadas de modo direto ou indireto. Assim, todas devem considerar as sociais, interpessoais e até pessoais dos alunos. Entretanto, há disciplinas que fazer essas considerações tornam-se fond less sine qua non para que possamos realmente perceber os resultados de nosso trabalho na vida de cada aluno.
Para isso é preciso considerar o histórico social e pessoal de cada aluno . Essas informações serão de grande valia para detectarmos as dificuldades de cada aluno e até para planjearmos nossas ações de trabalho. Afinal, para entender determinados conceitos ou absorver e processar determinadas informações , o aluno precisa ter alguns requemsitos. Do contrário , professor e aluno não estarão participando do processo ensino-aprendizagem. Podemos ter tão somente uma juntamente de pessoas na aula, mas não alunos.
Nesse ponto, precisamos avaliar a necessidade de nos aproximar do aluno enquanto pessoa, um cidadão fundamental no processo. E a distancia profissional ? Será comprometida ?
A resposta por certo não será exata. Não resolveremos com equações exatas - o ser humano é inexato, incompleto, uma obra em permanente construção. Por vezes percebo a clara falta de pressupostos em muito alunos. É fundamental então tornar o conteúdo relevante, aplicável em suas vidas. É necessário Considerar que não ensinamos simplesmente para que o aluno passe em algum vestibular. Ele precisa sentir que estudamos para nos instrumentalizarmos para a vida e toda a complexidade que a cerca.
Para isso é preciso considerar o histórico social e pessoal de cada aluno . Essas informações serão de grande valia para detectarmos as dificuldades de cada aluno e até para planjearmos nossas ações de trabalho. Afinal, para entender determinados conceitos ou absorver e processar determinadas informações , o aluno precisa ter alguns requemsitos. Do contrário , professor e aluno não estarão participando do processo ensino-aprendizagem. Podemos ter tão somente uma juntamente de pessoas na aula, mas não alunos.
Nesse ponto, precisamos avaliar a necessidade de nos aproximar do aluno enquanto pessoa, um cidadão fundamental no processo. E a distancia profissional ? Será comprometida ?
A resposta por certo não será exata. Não resolveremos com equações exatas - o ser humano é inexato, incompleto, uma obra em permanente construção. Por vezes percebo a clara falta de pressupostos em muito alunos. É fundamental então tornar o conteúdo relevante, aplicável em suas vidas. É necessário Considerar que não ensinamos simplesmente para que o aluno passe em algum vestibular. Ele precisa sentir que estudamos para nos instrumentalizarmos para a vida e toda a complexidade que a cerca.
Degenal- Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/04/2017
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Dimensão pessoal - Zabala
» DIMENSÃO SOCIAL - ZABALA (20 À 24/03)
» DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
» Dimensão interpessoal- Zabala
» Dimensão Pessoal
» DIMENSÃO SOCIAL - ZABALA (20 À 24/03)
» DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
» Dimensão interpessoal- Zabala
» Dimensão Pessoal
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|