DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
+20
Leandro Sampaio
LUIZ CARLOS N. DE SANTANA
Sergio M. Rodrigues
sandra andrade
Francisco Carlos Pereira
Selmolaine de Mattos
Luciano Veiga
Jadiane
MARIA JOSÉ
Liane
Renor José Silva
Rita Barros
VITOR GALVÃO
graziella Braz Cardone
Bidinho
Lucélia Ferreira
Rute Maria Rosa
MARIA ALICE PEREZ RUSSO
Valtoledo
Edileyne Rocha
24 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
Com base no texto do site, reflita. Se é necessário desenvolver a sensibilidade diante do sofrimento humano, como você trabalha na sua disciplina, a Dimensão Interpessoal?
ATPC 27 A 31 de março.
Procuro mostrar para os meus alunos a importância de se formar uma consciência histórica, o que envolve o conhecimento das questões e problemas das outras pessoas de sua época.Nossas questões pessoais estão ligadas às questões coletivas que nos envolvem. Quem desenvolve essa consciência torna-se agente da História, o que envolve uma ação sobre o mundo e uma capacidade de organização coletiva e solidária buscando melhorar as condições de vida da sociedade como um todo, sem discriminações. Nossa tarefa é auxiliar na formação de seres humanos inteiros e criativos que utilizem sua capacidade produtiva em prol dos interesses da coletividade.
Valtoledo- Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/03/2017
Re: DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
Como professora de Matemática procuro mostrar aos meus alunos que a Matemática tem um papel fundamental na construção da cidadania, o que
significa inserir as pessoas no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura,
e permite solucionar problemas do dia-a-dia, tem inúmeras aplicações e “funciona
como instrumento essencial para a construção de conhecimentos em outras áreas
curriculares”, influenciando na formação de
capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e na agilização do
raciocínio dedutivo do aluno.
significa inserir as pessoas no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura,
e permite solucionar problemas do dia-a-dia, tem inúmeras aplicações e “funciona
como instrumento essencial para a construção de conhecimentos em outras áreas
curriculares”, influenciando na formação de
capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e na agilização do
raciocínio dedutivo do aluno.
MARIA ALICE PEREZ RUSSO- Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/03/2017
Re: DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
Bom dia.
Ser educador já exige de você uma sensibilidade quanto as situações desfavoráveis do outro, porque nós acreditamos que a melhor forma de modificar esse sistema egoísta e injusto, é a educação. Por isso quando apresento a disciplina de química ao meu aluno, não quero apenas que ele enxergue como mais um conteúdo, mas algo que favorecerá o crescimento intelectual e pessoal dele, e a forma de como ele utilizará esse conhecimento é que fará toda a diferença para essa mudança.
Fazer com que o aluno acredite que a educação "ainda" é a melhor forma de combater as injustiças sociais faz de nós educadores sensíveis ao sofrimento do outro.
Ser educador já exige de você uma sensibilidade quanto as situações desfavoráveis do outro, porque nós acreditamos que a melhor forma de modificar esse sistema egoísta e injusto, é a educação. Por isso quando apresento a disciplina de química ao meu aluno, não quero apenas que ele enxergue como mais um conteúdo, mas algo que favorecerá o crescimento intelectual e pessoal dele, e a forma de como ele utilizará esse conhecimento é que fará toda a diferença para essa mudança.
Fazer com que o aluno acredite que a educação "ainda" é a melhor forma de combater as injustiças sociais faz de nós educadores sensíveis ao sofrimento do outro.
Rute Maria Rosa- Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/03/2017
Re: DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
Bom Dia
Como professora interlocutora percebi que há muita exclusão dos alunos surdos dentro da sala de aula, pelo fato das dificuldades da língua, por não conseguir desenvolver as atividades no mesmo ritmo dos demais alunos, preconceito do próprio aluno surdo por medo de ser desprezados não querendo fazer atividades com os alunos preferindo fazer as atividades com os alunos da mesma deficiência ou sozinhos. Também, há o preconceito do próprio professor pelo fato de não saber se comunicar e interagir com ele.
Percebi que nessa escola, os alunos são acolhedores, afetivos, procuram ajudar os deficientes e incluí-los.
Para trabalhar com os alunos surdos ou deficientes auditivos como intérprete é necessário sempre contextualizar os temas através de exemplos para que eles consigam massificar e entender claramente os significados. Incentivando a estudar, ler, participar e ser independente dentro das suas possibilidades.
Percebi que nessa escola, os alunos são acolhedores, afetivos, procuram ajudar os deficientes e incluí-los.
Para trabalhar com os alunos surdos ou deficientes auditivos como intérprete é necessário sempre contextualizar os temas através de exemplos para que eles consigam massificar e entender claramente os significados. Incentivando a estudar, ler, participar e ser independente dentro das suas possibilidades.
Lucélia Ferreira- Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/03/2017
Re: DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
Para mim como educadora , o aluno é um individuo de máxima importância, pois através dele adquirimos conhecimentos de sua vivência. Na área de História procuro conscientizar os alunos, que não podemos viver num mundo individualista,e sim numa coletividade. Com isso, buscamos mostrar que devemos viver uma sociedade solidária e humanitária.
Bidinho- Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/03/2017
Re: DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
Na Geografia, trabalhamos o ser humano e suas interações com o mundo. Estudamos as desigualdades sociais, raciais etc. Também estamos intimamente ligados com a História e a Sociologia. Sendo assim, o indivíduo é a base de nosso estudo!
Não há tema em que não se coloque o ser humano como a base da nossa reflexão.
É importante como educadora, não somente mostrar os fatos, mas educar com exemplos.
Não há tema em que não se coloque o ser humano como a base da nossa reflexão.
É importante como educadora, não somente mostrar os fatos, mas educar com exemplos.
graziella Braz Cardone- Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/03/2017
Re: DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
Na disciplina de Sociologia a dimensão da interpessoalidade, é trabalhada a todo instante, mostrando ao aluno que independente das diferenças físicas, mentais, sociais e culturais, todos necessitam estar inseridos e serem agentes ativos em todo fato social, seja ele de relevância social, ou de situação corriqueira.
Os alunos precisam se sentir pertencentes em todas as situações em que se encontram, e saber que já ocorreram inúmeros casos de exclusões e retaliações na história da humanidade. Mesmo sendo jovens, precisam ter em mente o poder que possuem de serem agentes transformadores capazes de mudar a realidade excludente que ainda possuímos na nossa sociedade nos dias de hoje.
Em sala, o entendimento interpessoal acontece em atitudes, ao agregar alunos com algum tipo de deficiência em avaliações feitas em grupo, ou em demais atitudes que demonstrem o respeito com o outro, quando deparados com diversidades relacionadas a questões raciais, de gênero ou sexuais.
Os alunos precisam se sentir pertencentes em todas as situações em que se encontram, e saber que já ocorreram inúmeros casos de exclusões e retaliações na história da humanidade. Mesmo sendo jovens, precisam ter em mente o poder que possuem de serem agentes transformadores capazes de mudar a realidade excludente que ainda possuímos na nossa sociedade nos dias de hoje.
Em sala, o entendimento interpessoal acontece em atitudes, ao agregar alunos com algum tipo de deficiência em avaliações feitas em grupo, ou em demais atitudes que demonstrem o respeito com o outro, quando deparados com diversidades relacionadas a questões raciais, de gênero ou sexuais.
VITOR GALVÃO- Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/03/2017
Re: DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
Sabe-se que o relacionamento interpessoal é a competência através da qual o indivíduo se relaciona bem com outras pessoas levando-se em conta seus sentimentos, motivações etc de modo que ele possa interagir com o outro. Isso mostra a capacidade da pessoa de entender as motivações, os sentimentos e desejos alheios e quando isso ocorre, torna-se algo positivo para o ambiente escolar. O que percebe-se hoje é que muitas vezes essa relação interpessoal acaba não acontecendo no ambiente escolar por diversas razões, como os problemas sociais, familiares, econômicos, dentre outros. Nessa nossa "sociedade líquida" como afirmou Z. Bauman, as novas sociedades se perderam e não buscam objetivos a longo prazo. Não há espaço para a reflexão e como isso os valores humanos, os vínculos de afeto, respeito se perdem. Além da velocidade da informação, do tempo, de tudo. Durante as aulas tento discutir os reflexos da perda desses vínculos com relação aos amigos, a família, desenvolvendo as noções de respeito, ética, justiça social e atitudes altruístas visando fortalecer vínculos que muitas vezes parecem perdidos ou quem sabe, "esquecidos", em detrimento de valores fluídos, passageiros. É importante retomar a importância da dimensão humana, pois assim poderemos fortalecer as relações interpessoais.
Rita Barros- Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/03/2017
Re: DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
Trabalhando com a Educação, procuramos orientar os alunos a respeito da importância de se adquirir conhecimento para mudar a realidade social em que eles vivem. Levando-os à conscientização de assuntos que os atingem no dia a dia , como por exemplo, preconceito racial, injustiças sociais, relacionamentos humanos, violência e outros que eles vivenciam. Em Língua Portuguesa, trabalhamos estes assuntos fazendo debates, questionando,levando-os a refletirem de forma mais unida.
Renor José Silva- Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/03/2017
Idade : 56
Localização : santos
Re: DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
Ser educador exige a percepção quanto à heterogeneidade de ideias e conceitos e, maneiras de vida onde o ensino da matemática faz com que seja desenvolvido o raciocínio lógico, estimulando a capacidade de resolver problemas, melhorando a concentração e estimulando as interações entre as pessoas, tendo assim na sala de aula desenvolver alternativas para motivar a aprendizagem, desenvolver a
autoconfiança, organização e o senso cooperativo.
autoconfiança, organização e o senso cooperativo.
Liane- Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/03/2017
Re: DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
Procuro desenvolver a dimensão interpessoal, adotando atitudes
> facilitadoras, levando em consideração a importância de integrar
> aspectos afetivos e cognitivos, através de atividades que valorizem a
> realidade do aluno e voltadas à aquisição e ao aprimoramento da
> Língua Portuguesa, tendo como prioridades "garantir" uma aprendizagem
> significativa e otimizar as relações interpessoais em sala de aula.
> facilitadoras, levando em consideração a importância de integrar
> aspectos afetivos e cognitivos, através de atividades que valorizem a
> realidade do aluno e voltadas à aquisição e ao aprimoramento da
> Língua Portuguesa, tendo como prioridades "garantir" uma aprendizagem
> significativa e otimizar as relações interpessoais em sala de aula.
MARIA JOSÉ- Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/03/2017
Re: DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
Na minha disciplina, procuro desenvolver a importância de atitudes e valores, entre eles, o da confiança e do respeito com outro. A partir desses pilares começasse os passos para a mudança de um mundo egoísta, injusto, preconceituoso e individualista para um mundo mais humilde, solidário e cooperativo. Algo que se torna preocupante é quando esse elo é rompido. Por isso, nós professores, temos um importante papel de orientar e conscientizar nossos alunos.
Jadiane- Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/03/2017
Idade : 34
Re: DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
Todo bimestre realizo um debate sobre um tema escolhido em comum acordo com os alunos. A pratica tem mostrado uma evolução, no início quase ninguém se habilita a falar, mas aos poucos vão se soltando e participando, outro sentido estimulado é o da escuta, todos querem falar ao mesmo tempo, esperar a hora de interagir e fundamentalmente aceitar o contraditório é algo que estimulo, as discussões devem sempre ficar no campo das ideias jamais migrar para o pessoal.
Luciano Veiga- Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/03/2017
Dimensões interpessoais.
A temática sobre o meio ambiente pode contribuir para permear as dimensões interpessoais na disciplina biologia, pois discorre sobre a importância da educação ambiental, enfatizando as noções comumente associadas ao tema. Portanto, a perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida. Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da equidade.
Selmolaine de Mattos- Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/03/2017
DIMENSÃO INTERPESSOAL EM GEOGRAFIA
Na disciplina de Geografia, os alunos aprendem a perceber o meio geográfico onde estão inseridos, considerando os âmbitos espacial, natural, socioeconômico e geopolítico. No entanto, nesse processo de aprendizagem é de suma importância que esses mesmos alunos aprendam, antes de mais nada, a perceberem as pessoas que estão ao seu redor e fazem parte da sua vida e do seu cotidiano. Eis aqui a presença da afetividade, da solidariedade que permeiam as relações sociais estabelecidas, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Sabendo ver, valorizar e entender o outro, é meio através do qual dispomos para que possamos fazer o mesmo em relação ao nosso mundo.
Francisco Carlos Pereira- Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/03/2017
Re: DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
Competência interpessoal é resultante de percepção realística das situações interpessoais e habilidades comportamentais que conduzem a consequência satisfatória para as pessoas envolvidas. Através da matemática nos permite solucionar problemas do cotidiano que serve para construção do conhecimento, capacidade dedutiva e a construção de pensamentos, favorecendo o crescimento pessoal, contribuindo para o desenvolvimento da autoconfiança e fortalecendo as relações interpessoais, ética, respeito, justiça e diversidades em geral.
sandra andrade- Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/03/2017
Re: DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
A dimensão ou competência interpessoal deve ser desenvolvida a partir da realização de diversas atividades coletivas. O aluno precisa aprender a conviver com os demais de forma amistosa e responsável, portanto propostas educativas diferenciadas, como dinâmicas de grupos, seminários, saraus, encenações, entre outras, precisam ser inseridas no cotidiano escolar como formas de aprendizado e interação entre os membros do corpo discente. Em Língua portuguesa, a produção coletiva de textos orais ou escritos, por exemplo, é uma das possibilidades para o desenvolvimento da dimensão interpessoal, além disso, as temáticas que esses textos abordam devem servir como "mote" para discussões sobre solidariedade, amizade, relações humanas etc. No entanto, isso não quer dizer que textos com outros temas (talvez aqueles que não estejam na esfera dos bons valores, como se pode citar a violência) não possam ser observados na sala de aula, porém é necessário que estes sejam analisados e discutidos criteriosamente.
Sergio M. Rodrigues- Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/03/2017
Idade : 46
DIMENSÃO INTERPESSOAL - FILOSOFIA
Os valores são aqueles que motivam as ações de um indivíduo. Penso que mais do que falar sobre os valores, mesmo porque nem sempre o valor que apresento como uma verdade é considerado também verdade para o outro, no entanto, é também verdade que existem valores que são essências na base das relações humanas, assim como as raízes que sustentam as árvores ou a fundação que sustenta um edifício. Valores como a Verdade, a Justiça, o Amor, a Vida, o Respeito, a Dignidade, a Solidariedade entre outros são fundamentais para a vivência harmônica dos indivíduos. É função da filosofia, quando trata da axiologia (estudo dos Valores) proporcionar uma reflexão ética a respeito desses temas. Quando esses valores são preservados em sua importância assegura-se a construção para interpessoalidade. Penso que no exercício da disciplina, ao longo desses anos, percebo que é possível tocar a “emoção” e ao mesmo trazer a reflexão racional tais elementos constitutivos da relação interpessoal.
LUIZ CARLOS N. DE SANTANA- Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/03/2017
Relações Interpessoal e Competencias
Citando como referência o título do texto, a competência está diretamente relacionada a realizar algo de maneira correta, com intuito de atingir metas e objetivos propostos, nas tomadas de decisões adequadas, demostrando propriedade e compreensão de atuações nas determinadas situações, respeitando o convívio e os pontos de vista levantados entre pessoas que convivem a mesma situação. Respeitando as relações, as decisões serão tomadas com base nas experiências de situações já ocorridas, as decisões e os problemas serão assertivas, logo todos sentiram capazes, seguros e satisfeitos, pois como dizem que o conhecimento é um conjunto de competências.
Leandro Sampaio- Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/03/2017
Re: DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
edilene eu já havia enviado como de costume a alguns minutos, depois fiquei sabendo do forum OK?
claudio fornos de lima- Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/03/2017
Participação no Fórum
[quote="claudio fornos de lima"]edilene eu já havia enviado como de costume a alguns minutos, depois fiquei sabendo do forum OK?[/quot
Ok Claúdio! Obrigada pela participação!
Ok Claúdio! Obrigada pela participação!
Re: DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
A forma como o aluno se relaciona com professores e colegas representa fator importantíssimo ao seu crescimento como um todo. Várias circunstâncias influenciam essas relações, e o olhar atento do professor pode fazer grande diferença nesse processo. Em minhas aulas, procuro, sempre que possível, observar a turma e intervir com ações que amenizem confrontos e discriminações, estimulando compartilhamento de tarefas (auxílio mútuo) e incentivando a autoestima, a força de vontade, o respeito; aproveito a leitura de diversos gêneros, orientando na interpretação e trazendo para situações do cotidiano, principalmente realçando valores que acredito importantes para a formação moral desses adolescentes. Estabelecer um vínculo de confiança é para mim, de extrema importância – procuro realizar aquilo a que me proponho , demonstrando sempre que desejo o melhor para eles. Em nossa escola, os professores costumam trocar informações e impressões a cerca de nossos alunos, o que nos ajuda a ampliar o olhar na tomada de certas decisões, pois às vezes nós nos equivocamos ou não “enxergamos” direito, principalmente diante de turmas tão numerosas. Convém ressaltar que a relação interpessoal do grupo docente atinge os alunos – eles também nos observam e isto reflete, de alguma forma, no seu comportamento.
MARISA DE ARAÚJO- Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/03/2017
Re: DIMENSÃO INTERPESSOAL - ZABALA (27 À 31/03)
De acordo com o autor do texto, “o individuo deverá se comunicar, se relacionar, e viver positivamente com os demais, cooperando e participando em todas as atividades humanas dede a compreensão tolerância e solidariedade”.
Acredita-se, em nossa sociedade atual, que o professor é o educador e não a primeira célula, a família, haja vista a quantidade crescente de alunos sem parâmetros de educação, de respeito, de compromisso, de verdade própria individual. Acreditam no benefício próprio como correto, seja feita uma ação errada ou não.
A relação interpessoal deveria não ser egoísta e ser formada para o bem maior, do todo e não individual, entretanto e infelizmente há crescente perda de parâmetros até de “adultos”.
Dessa forma é importante para os professores em geral desenvolver projetos que fortaleçam os valores sociais, não apenas em língua inglesa, em todas as matérias.
Uma maneira considerada adequada são os combinados estabelecidos no primeiro dia de aula, para uma melhor convivência.
Acredita-se, em nossa sociedade atual, que o professor é o educador e não a primeira célula, a família, haja vista a quantidade crescente de alunos sem parâmetros de educação, de respeito, de compromisso, de verdade própria individual. Acreditam no benefício próprio como correto, seja feita uma ação errada ou não.
A relação interpessoal deveria não ser egoísta e ser formada para o bem maior, do todo e não individual, entretanto e infelizmente há crescente perda de parâmetros até de “adultos”.
Dessa forma é importante para os professores em geral desenvolver projetos que fortaleçam os valores sociais, não apenas em língua inglesa, em todas as matérias.
Uma maneira considerada adequada são os combinados estabelecidos no primeiro dia de aula, para uma melhor convivência.
Rosana- Mensagens : 5
Data de inscrição : 31/03/2017
Dimensão INTERPESSOAL
Entendo que os conteúdos da Educação Física, Jogos ,Esportes,Lutas,Ginásticas e Atividades rítmicas, vinculados aos aspectos motores, vão além destes que envolvem outros fatores relacionados ao ser humano integral, como o cognitivo, afetivo e social. Dentro do processo de ensino,vivência e aprendizagem não se dão de forma espontânea, mas por intencionalidades do professor na interação com o aluno como mediador da informação e com isso ganhando destaque nas relações interpessoais.A figura do Professor de Educação Física na escola é muito importante e necessária , porque através das atividades esportivas, culturais e cooperativas proporcionam experiências positivas e negativas que ensinam a conviver harmoniosamente uns com os outros.
Paulo Cesar de O. Tavares- Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/03/2017
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Dimensão interpessoal- Zabala
» DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
» Dimensão pessoal - Zabala
» DIMENSÃO SOCIAL - ZABALA (20 À 24/03)
» Dimensão interpessoal
» DIMENSÃO PESSOAL - ZABALA (03 À 07/04)
» Dimensão pessoal - Zabala
» DIMENSÃO SOCIAL - ZABALA (20 À 24/03)
» Dimensão interpessoal
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|