Ary Garcia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A aula de arte na construção do pessoal, do interpessoal, e do social.

Ir para baixo

A aula de arte na construção do pessoal, do interpessoal, e  do social. Empty A aula de arte na construção do pessoal, do interpessoal, e do social.

Mensagem por claudia tarsitano Sex Abr 07, 2017 1:04 pm

Por meio da problematização de temas de relevância para a sociedade atual, são proporcionadas,   aos estudantes,  oportunidades para atingirem o autoconhecimento, à formação cidadã, e a autonomia de pensamentos. Sem deixá-los esquecer de um conjunto de valores civilizatórios,  como o respeito e a tolerância às diferenças,  a cooperação,  e a solidariedade.

Uma estratégia que utilizo corriqueiramente,  é a de promover a intertextualidade entre um vasto conjunto de textos veiculados pela mídia impressa, falada e televisionada. E ainda, textos literários, filmes, peças de teatro, produções de artes visuais e canções, entre outros.

Visto que a instituição escola está a serviço das aspirações das camadas detentoras de poder nas sociedades, os conflitos no espaço escolar são certos. Sendo assim, é preciso enxergar nestes conflitos uma chance de transformação única dos modelos sociais  vigentes e aceitos. E por vezes, opressores e discriminatórios. Infelizmente, isto é mais fácil de dizer do que de fazer. Em muitas situações,  nem mesmo todo o arcabouço pedagógico disponível é capaz de nos revelar algum caminho.

claudia tarsitano

Mensagens : 5
Data de inscrição : 31/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos