Ary Garcia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04)

+14
Rosilene Carvalho Gadi
Rita Barros
Gláucia Dias
Lucimar
Lucélia Ferreira
jacira
MARIA JOSÉ
Francisco Carlos Pereira
simone paz
Degenal
claudia tarsitano
Rosana
Valtoledo
Edileyne Rocha
18 participantes

Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04)

Mensagem por Edileyne Rocha Ter Abr 11, 2017 9:48 am

Como você trabalharia as Quatro Dimensões (Social, Pessoal, Interpessoal e Profissional) tendo como suporte a ilustração inserida no site? study
Edileyne Rocha
Edileyne Rocha
Admin

Mensagens : 9
Data de inscrição : 24/03/2017
Idade : 55

https://escolaarygarcia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty como você trabalharia as 4 dimensões

Mensagem por Rosilene Carvalho Gadi Ter Abr 11, 2017 9:39 pm

Conforme o texto e a imagem, mostram o quanto a educação é primordial para um futuro vitorioso,já, visualizando a imagem passa uma impressão de abandono , ou seja, mão de obra escrava, um olhar distante do futuro, trabalho braçal e sofrido.Segundo o que foi lido , a pratica educativa no contexto histórico- social e no complexo das relações entre as diferentes níveis da estrutura da escola e do nosso sistema educacional que é imposto pela a sociedade modulando o perfil do cidadão , aí entra a escola com um currículo forte abrangendo todos para um sucesso ao cidadão.Socialmente transformando a sociedade na sua participação,interpessoal saber relacionar-se e viver com as demais pessoas,pessoal conhecer e compreender a si mesmo e as demais pessoas e por final profissional conhecimentos e habilidades para exercer qualquer tarefa para obter sucesso

Rosilene Carvalho Gadi

Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/04/2017
Idade : 57

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty DIMENSÃO PROFISSIONAL ( 10 A 13/04)

Mensagem por Valtoledo Qua Abr 12, 2017 6:14 pm

Edileyne Rocha escreveu:Como você trabalharia as Quatro Dimensões (Social, Pessoal, Interpessoal e Profissional) tendo como suporte a ilustração inserida no site? study

Precisamos partir da valorização do aluno em sua individualidade, considerando seus conhecimentos prévios e valorizando sua cultura extraescolar.Valorizar então suas habilidades e incentivar suas relações com os colegas e o professor na construção do saber. O conhecimento acadêmico deve ser utilizado de forma significativa e aplicada , para que os alunos ampliem seus conhecimentos, utilizando-os de forma crítica e reflexiva, para se tornarem profissionais comprometidos com a dimensão social; eficientes de maneira individual e pessoal, e ao mesmo tempo engajados e comprometidos com o bem comum e a coletividade. A cidadania se constrói com oportunidades, conhecimentos e a reflexão contínua sobre a prática pessoal e social de cada um.

Valtoledo

Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty Re: DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04)

Mensagem por Rosana Qua Abr 12, 2017 9:19 pm


Segundo Zabala e Arnau, a escola é o lugar para o desenvolvimento das competências não apenas profissional, mas também de contexto social, pessoal, interpessoal e profissional.
A reforma do ensino médio se preocupa com a comunidade? Preocupa-se com a reflexão e crítica na formação do cidadão? Ou preza o ensino tecnicista prioritário para o trabalho?
A imagem mostra um jovem trabalhando na colheita do sisal, está de acordo com a preparação para a sua comunidade, pois é evidente que em cada uma há uma realidade.
Há comunidades carentes, infelizmente no Brasil, que se não tiverem um emprego desde muito cedo não têm o que comerem, entretanto não é a maior parte da população.
Outro fator a se considerar, nossa população juvenil tem um senso crítico reflexivo amplo o suficiente para optarem acertadamente como os países onde é aberta a escolha? Ou nesses países a quantidade de horas que estudam é maior que o Brasil, com recursos disponibilizados?
Acredita-se em mudança que não começa de cima?
Também concordo com a Valéria.

Rosana

Mensagens : 5
Data de inscrição : 31/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty Proposta de sequência didática para a aula de arte.

Mensagem por claudia tarsitano Qui Abr 13, 2017 9:55 pm

Iniciaria com uma leitura da imagem. Para isto sugeriria aos alunos questões que abrangessem os tópicos: o que eles estão vendo, que atividade está sendo executada, o que eles julgam ser necessário para a execução satisfatória desta atividade, se eles julgam esta atividade bem remunerada , que indícios presentes na imagem levaram-nos a responder desta maneira, se eles gostariam de realizar a referida atividade, as prováveis oportunidades de aprendizagem que foram ofertadas à personagem da foto, o que eles julgam ser necessário fazer, para conquistarem um destino diferente do garoto na imagem, entre outras questões possíveis.
Em seguida, introduziria uma breve biografia de alguns artistas, acompanhada de uma obra destes mesmos artistas, sobre o universo do trabalho. Neste momento, me surgem a cabeça duas possibilidades: Mestre Vitalino e Portinari. Penso que seria bacana refletir sobre os contextos que produziram estas personagens nos âmbitos do pessoal, do social, e do interpessoal. E como estas dimensões impactaram na aquisição de referências , conhecimentos técnicos e instrumentais, que resultaram em suas produções artísticas (âmbito profissional).
Em outra aula, faria com a participação dos alunos, uma breve síntese do que vivenciamos na aula anterior. Para atraí-los outra vez para o tema do trabalho, tentaria envolvê-los com uma breve narrativa sobre os doze trabalhos de Hércules, destacando que Hércules é um semideus. Na sequência , os distribuiria em grupos, encomendando a cada uma destas equipes um dos trabalhos de Hércules, que poderia ser realizado em qualquer uma das quatro grandes linguagens, que compõem o universo da arte, a saber: teatro, música, dança e artes visuais, dando-lhes assim, oportunidade de trabalhar em equipe. Momento em que aptidões e possibilidades pessoais, bagagem cultural e capacidade de cooperação poderiam ser exercitadas, com vistas à execução de uma tarefa comum. Depois disto, se desejável, seriam possíveis muitos outros desdobramentos. Entretanto, a organização de um comentário coletivo , de como foi trabalhar em equipe, bem como o porquê de distribuírem-se em determinadas funções, ou etapas, é indispensável.

claudia tarsitano

Mensagens : 5
Data de inscrição : 31/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty Social, Pessoal, Interpessoal e Profissional

Mensagem por Degenal Qui Abr 13, 2017 11:49 pm

Náo é uma tarefa fácil. No entanto, náo há como desenvolver um trabalho sério sem considerar esses aspectos. Primeiro, temos que conhecer aluno. Talvez, esta seja a parte mais dificil do trabalho. Afinal, para isso é necessario criar vinculos emocionais sem perder nosso objetivo primeiro que é ensinar, desenvolver sua capacidade intelectual. Atividades para sociabilizacao sáo muito necessarias para alcancar o sujeito de nosso trabalho: o aluno. Como resultado, teremos alunos predispostos a interagir conosco na busca pela conhecimento.

Degenal

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty Social, Pessoal, Interpessoal e Profissional)

Mensagem por simone paz Sex Abr 14, 2017 12:01 am

Ensinar com o ja sabemos náo é apenas inserir conhecimento na mente de pessoas. Vai além disso, temos primeiro que considerar o sujeito dessa ensino aprendizado: o aluno. Isso siginifica que todos os aspectos sociais, pessoais , interpessoais e profissionais devem ser considerados e trabalhos. O aluno é um ser social, que vem de uma familia, que reside em um determinado bairro e que está rodeado de diferentes tipos de relacóes (em sua comunidade). Com essas informacoes em mente. Desenvolvo um trabalho buscando atingir meus alunos em sua individualidade, atraves de atividades diversificadas.

simone paz

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty DIMENSÃO PROFISSIONAL

Mensagem por Francisco Carlos Pereira Sex Abr 14, 2017 9:40 am

Questão bastante complexa, considerando o contexto atual brasileiro. Vivemos um momento de profunda desvalorização dos professores pela sociedade e pelos governantes, especialmente no que diz respeito ao salário e condições de trabalho.
Independentemente disso, os que permanecem no magistério por vocação e porque acreditam que ainda é a Educação a única forma de transformação social, buscam sim aplicar as quatro dimensões mencionadas por Zabala.
Ser professor no Brasil hoje é sinônimo de resistência e luta. Assim, enquanto professor, procuro desempenhar meu papel com o máximo de profissionalismo possível, apesar das condições adversas, levando-se em conta que os meus alunos estão em processo de formação e construção de conhecimentos e, de alguma forma, dependem de mim para que isso aconteça. Ética, compromisso, respeito ao próximo e resiliência devem estar presentes o tempo todo, para que as demais dimensões possam efetivamente ocorrer.

Francisco Carlos Pereira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty Re: DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04)

Mensagem por MARIA JOSÉ Sex Abr 14, 2017 6:11 pm

A imagem retrata a realidade brasileira no mundo do trabalho de algumas regiões brasileiras, dentre elas a região nordestina, nos dando a oportunidade de desenvolvermos em nossos alunos competências e habilidades que os levem a uma reflexão crítica sobre uma determinada realidade, respeitando os valores humanos e as diferenças.
Na minha disciplina, procuro valorizar portanto, como "ponto de partida" o conhecimento de mundo do aluno, utilizando gêneros textuais diversos (verbal e não verbal) que estejam atrelados a realidade brasileira, levando-o a posicionar-se criticamente sobre conceitos e ideias e a desenvolver competências e habilidades que permitam mudar uma determinada realidade em benefício do outro.
Procuro ainda fazer uma reflexão sobre o uso da língua em diferentes espaços e campos de atividades e a importância da adequação em diferentes situações e ambientes, dentre eles o ambiente de trabalho.

MARIA JOSÉ

Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty Re: DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04)

Mensagem por jacira Sáb Abr 15, 2017 10:13 am

A abordagem por competências desafia o sistema educacional a encarar os conhecimentos como recursos a serem mobilizados, assim como a trabalhar regularmente com a resolução de problemas; utilizando de um planejamento flexível. Isso implica tratar os conhecimentos como recursos a serem mobilizados para solucionar uma situação-problema, ou seja, exige passar de uma lógica de ensino para uma lógica de construção, baseando-se na premissa de que “constroem-se as competências exercitando-se em situações complexas”
Trata-se de regular o processo através da construção de problemas que vão se tornando cada vez mais complexos e trabalhar as ligações entre as situações concretas e os conhecimentos. Quando se fala em situações-problema é necessário questionar alguns pontos: O que está sendo perguntado? Que informações estão no enunciado? Além disso, é importante comparar as alternativas e verificar qual delas está realmente respondendo a pergunta. Para isso, há a necessidade de observar os indicadores da questão e do sujeito. Indicadores são um conjunto de sinais, informações, algo que possa ser detectado no texto ou no sujeito, como pensamentos, ideias, sentimentos, etc. Todas essas observações permitirão a tomada de decisão para chegar até a resposta correta, a partir da inferência.
Trabalhar regularmente por problemas significa colocar o aluno diante de várias decisões que precisam ser tomadas para alcançar um objetivo traçado. O educando é instigado através de uma situação real a articular seus conhecimentos prévios para superar obstáculos cognitivos.  No campo dos aprendizados gerais, um estudante será levado a construir competências de alto nível somente confrontando-se, regular e intensamente, com problemas numerosos, complexos e realistas, que mobilizem diversos tipos de recursos cognitivos, os quais primeiramente são trabalhados de forma separada e depois em uma conduta global.
Para desenvolver um trabalho a partir de situações-problema é preciso planejamento por parte do sistema educacional e o educando necessita analisar o conteúdo da situação-problema utilizando as suas habilidades já desenvolvidas, como por exemplo: ler, interpretar, comparar, entre outras.
jacira

jacira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty Re: DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04)

Mensagem por Lucélia Ferreira Seg Abr 17, 2017 9:30 am

Essa ilustração demonstra as diversas dificuldades que norteiam a realidade escolar, alunos que necessitam trabalhar para ter o mínimo de condições para se manter e muitas vezes,  vivendo em situações precárias. Geralmente, a jornada de trabalho é exaustiva devido a esse fato ocorrendo a evasão escolar.
Diante disso, a educação tem um papel primordial, para orientar, zelar e divulgar informações para que esses alunos se reconheça como o ser humano e reconheça o outro. Desenvolver habilidades  para que haja autoconhecimento, controle de suas emoções  para que possa obter um futuro promissor e sucesso em seus relacionamentos.
É importante ressaltar que o professor precisa fazer essa ponte entre o incentivo de estudar junto com a necessidade de conquistar um objetivo profissional com qualidade.

Lucélia Ferreira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty Re: DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04)

Mensagem por Lucimar Ter Abr 18, 2017 2:36 pm

Edileyne Rocha escreveu:Como você trabalharia as Quatro Dimensões (Social, Pessoal, Interpessoal e Profissional) tendo como suporte a ilustração inserida no site? study

[justify]Partindo sempre da realidade de cada pessoa, fica sempre muito claro que senso comum não cabe em sala de aula e nem na cabeça do formador de opinião que é o professor! Essa imagem nos remete as varias realidades existentes em uma sala de aula.Quantos dos nossos alunos e de nós , não traz em seus ombros o cansaço de algo ? Embora pareca uniforme toda realidade posta em uma escola, sabemos que estamos rodeados de realidades que se chocam, que se escondem, que se mascaram e que cabe a nós fazer deste mix um ambiente de trabalho harmônico e prazeroso.Para trabalhar como essa realidade e tirar dela algo de bom, é necessário de fato se despir dos conceitos pre estabelecidos e trazer a realidade , mesmo que dura, o autor principal deste processo que é o aluno, mostrando que somos capazes , juntos, de mudar as condições existentes. Fazer uma ligação com a realidade do aluno e as condições que temos hoje de trabalho com eles, carece de um desprendimento nosso no sentido de perceber esse espaço (ESCOLA) como único e não especifico de acordo com cada disciplina, mostrando que e possível ver todas as dimensões acima colocadas , como parte integrada de um conceito que se faz necessário a sociedade.

Lucimar

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty Re: DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04)

Mensagem por Gláucia Dias Ter Abr 18, 2017 6:25 pm

Partido dessa ilustração, que infelizmente é a realidade de muitos de nossos alunos e também das pessoas que eles convivem (pais e responsáveis), que muitas vezes param de estudar porque precisam trabalhar e os que tem oportunidades não levam a escola a serio, eu em minhas aulas procuro mostrar a importância de estar sempre aprendendo. Sempre incentivando e mostrando exemplos que eles podem até tirar de casa.

Gláucia Dias

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/03/2017
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty Re: DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04)

Mensagem por Rita Barros Qua Abr 19, 2017 8:39 pm

Repensar a educação e sua finalidade tem sido uma tarefa árdua para os profissionais nela envolvidos. Como trabalhar essas dimensões na multiplicidade do sistema educacional tem sido um desafio face a diversidade social, cultural, dos pré-requisitos esperado nesse aluno. Na dimensão pessoal faz-se necessário dar autonomia para que possa conhecer a si e seu entorno, pensar como situar-se nesse contexto educacional. Observamos na imagem a ausência da perspectiva de reconhecimento de si mesmo,pois a educação não está sendo proporcionada a esse jovem para que ele possa mudar sua história. Na dimensão social a tarefa é fazer com que o aluno possa pensar a sociedade em que vive e entender a sua história como agente social. Na imagem há um desconhecimento de seus direitos sociais, o mais elementar: direito à educação para que possa criar perspectivas para o seu futuro. Na dimensão interpessoal desenvolver o trabalho em equipe, entender a importância da colaboração e reforçar as relações sociais. Observa-se na imagem o trabalho repetitivo e maçante, sem proporcionar a reflexão, a sua criatividade, a colaboração e o trabalho em grupo. E por fim, a dimensão profissional a formação do educando para o mundo do trabalho: o comprometimento de seu papel ético, a valorização de seu trabalho, o desenvolvimento de suas potencialidades. E na imagem há o retrato do trabalho que não desenvolve as competências necessárias ao desenvolvimento e aperfeiçoamento das suas potencialidades, não oportunizando a se identificar como agente participativo.

Rita Barros

Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty Re: DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04)

Mensagem por Rosilene Carvalho Gadi Qua Abr 19, 2017 10:46 pm

Degenal escreveu:Náo  é uma tarefa fácil. No entanto, náo há como desenvolver um trabalho sério sem considerar esses aspectos. Primeiro, temos que conhecer aluno. Talvez, esta seja a parte mais dificil do trabalho. Afinal, para isso é necessario criar vinculos emocionais sem perder nosso objetivo primeiro que é ensinar, desenvolver sua capacidade intelectual. Atividades para sociabilizacao sáo muito necessarias para alcancar o sujeito de nosso trabalho: o aluno. Como resultado, teremos alunos predispostos a interagir conosco na busca pela conhecimento.


De acordo, com o professor o nosso produto é o aluno, concordo com a sua opinião, pois tentamos conhece-lo e aceita-lo na sua diversidade cultural e social, mostrando um caminho para um ideal sucesso profissional,interagindo com seu meio e modulando o seu pré conhecimento de mundo que vive globalizado em todos os setores da sociedade

Rosilene Carvalho Gadi

Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/04/2017
Idade : 57

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty Re: DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04)

Mensagem por VITOR GALVÃO Qui Abr 20, 2017 6:08 pm

É necessário ensinar ao aluno a contextualizar todas as situações, ao qual está inserido.
Conforme a imagem selecionada, na disciplina de Sociologia, o aluno teria que obter informações que esclarecesse a realidade do personagem da foto, o tipo de trabalho, a realidade de vida ; o aluno possui algum parente que se encaixa naquele perfil profissional, ou algum colega de sala ou alguém da comunidade que está inserido; pensar nos direitos que estão inseridos naquela realidade, ou no caso, a falta da aplicabilidade dos mesmos. Entender que independente da realidade em que o personagem está inserido, ou seja, a diversidade cultural e regional deve ser respeitada.

VITOR GALVÃO

Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty Re: DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04)

Mensagem por sandra andrade Qui Abr 20, 2017 10:18 pm

Um dos grandes desafios relacionados a garantia na qualidade da educação, é o de promover a permanência e a aprendizagem dos alunos na escola, é necessário contextualizar para que o aprendizado seja pleno, levando em consideração a diversidade cultural e social em que cada aluno está inserido, ele deve compreender o entrelaçamento dessas dimensões para sua formação profissional e pessoal.

sandra andrade

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty Re: DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04)

Mensagem por GLAUCE Qui Abr 20, 2017 10:41 pm

Essa ilustração escolhida em biologia eu trabalharia mostrando o ambiente sustentável onde podemos trabalhar as diversas dimensões social,pessoal, interpessoal e profissional, poderia tb mostrar essas dimensões com a dinamica de população e do ambiente em ecologia. Ainda é possivel trabalhar a importancia de todas as profissões para a sociedade e também a importancia do trabalho em equipe/sociedade dos animais e a relação com as diversas dificuldades que norteiam a realidade escolar, alunos que necessitam trabalhar para se manterem ou até para poderem planejar um futuro melhor para suas vidas
Diante disso, a educação tem um papel primordial, para orientar, zelar e divulgar informações para que esses alunos se reconheça como o ser humano e reconheça o outro. Desenvolver habilidades para que haja autoconhecimento, controle de suas emoções para que possa obter um futuro de sucesso. Ai entra na minha opinião o professor que precisa fazer essa ponte entre o incentivo de estudar junto com a necessidade de conquistar um objetivo profissional com qualidade. Somos a chave a alavanca de grande potencial que podemos lançar nossos alunos em grandes alturas.

GLAUCE

Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty Re: DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04)

Mensagem por Renor José Silva Qui Abr 20, 2017 11:32 pm

A imagem retrata uma realidade de vários jovens brasileiros , que são obrigados a passar por esta situação árdua, muito cedo. Estes deveriam ter o mínimo de dignidade, condições prioritárias para o seu desenvolvimento físico e mental. A escola é um caminho para mudarmos esta condição desumana. Ela faz com que nossos educandos possam ter um avanço, um progresso, uma saída mais digna. Na instituição educacional vemos uma esperança de mudança nas questões sociais que preocupam todas as pessoas que fazem parte do processo, principalmente, nossos alunos os quais estão em desenvolvimento intelectual.

Renor José Silva

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/03/2017
Idade : 56
Localização : santos

Ir para o topo Ir para baixo

DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04) Empty Re: DIMENSÃO PROFISSIONAL (10 À 13/04)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos