papel da escola...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

papel da escola...

Mensagem por Selmolaine de Mattos em Qui Abr 06, 2017 9:19 pm

Numa abordagem de ensino comportamental, a escola é considerada uma agência educacional que deverá adotar forma peculiar de controle, de acordo com os comportamentos que pretende instalar e manter. No entanto, cabe a ela, manter, conservar e em parte modificar os padrões de comportamento aceitos como úteis e desejáveis para uma sociedade, considerando-se um determinado contexto cultural. A escola atende, portanto, aos objetivos de caráter social, à medida que atende aos objetivos daqueles que confere poder. Numa abordagem de ensino tradicional, a escola é lugar por excelência onde se realiza a educação, a qual se restringe, em sua maior parte, a um processo e transmissão de informações em sala de aula e funciona como uma agência sistematizadora de uma cultura complexa. Nessa abordagem, a escola não é considerada como a vida, mas, sim, como fazendo parte dela. O professor, por sua vez, será o mediador entre o aluno e os modelos. Numa abordagem humanista, a escola será um ambiente que respeita o aluno tal qual é, e oferece condições para que ele possa desenvolver-se em seu processo de vir a ser. É uma escola que oferece condições que possibilitem a autonomia do educando. Numa abordagem sócio-cultural, a educação assume caráter amplo, não restrito a escola em si e nem a um processo educacional formal. Caso a escola seja considerada, deve ser ela um local onde seja possível o crescimento mútuo, do professor e dos alunos, no processo de conscientização, o que implica uma escola diferente da que se tem atualmente, com seus currículos e prioridades. Ao considerar a intencionalidade de toda ação educativa exercida por professores em situações planejadas de ensino-aprendizagem, bem como a multidimensionalidade do fenômeno educacional é: o que fundamenta a ação docente?

Selmolaine de Mattos

Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: papel da escola...

Mensagem por claudia tarsitano em Sex Abr 07, 2017 1:37 pm

Querida Selma, sua reflexão, nos primeiros momentos, me trouxe à memória a Fábula da personagem Pinóquio, o boneco de madeira, que para atingir a condição de gente, e ainda lidar com as demandas do humano, precisava ir à escola. Lembra quando ele foge da escola, e quase transforma-se por completo no animal burro? Ali fica explícita a visão da função da escola para Carlo Collodi (o autor da fábula). E provavelmente, da sociedade que o escritor fazia parte.
Já num segundo momento, você expôs objetivos da abordagem sócio-cultural em educação, que veio redimensionar o papel da escola e dos professores. O que posso concluir disto? Que cada vez mais, às expectativas em relação à atuação dos professores é ampliada. Pena que salários e reconhecimento não acompanham!!!!!

claudia tarsitano

Mensagens : 5
Data de inscrição : 31/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: papel da escola...

Mensagem por Degenal em Dom Abr 09, 2017 8:49 pm

Poderia gastar tempo aqui falando do óbvio : professores muito maus remunerados. Mas esse tema já cansou, enfadou. Inclusive porque penso que não seja matéria tão simples, embora alguns teimem em simplifica-lá . Nem tampouco acredito que possamos discuti-la de maneira regional, minimizando tudo que a cerca. De qualquer modo, falando da relação escola-alunos-professores, quero dizer que, ainda estamos bastante distante daquilo que seria uma discussão mais profunda sobre o assunto. Teimamos em diminui-lo com exemplos particulares, pessoais, ao invés de encara-lo de maneira global e direta.
Por exemplo, a escola não se resume no trabalho do professor. A comunidade deveria fazer parte de todo o processo ensino aprendizagem, sob pena de termos uma escola manca, sem identidade, defeituosa é que nunca cumprirá com sua responsabilidade: formar cidadãos. Como admitir uma Associação de Pais e Mestres nos moldes que temos hoje ? Qual tem sido, de fato , a importância dos pais em todo processo de ensino da escola. Penso na escola com uma empresa. Como tal, deve ter metas e estrutura mínima para que seus funcionários: professores, diretores, coordenadores, secretários , responsáveis pela limpeza e cozinha, possam executar da melhor maneira o seu trabalho dentro de metas traçadas pela comunidade escolar , hoje, através da APM.

Degenal

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/04/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: papel da escola...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum